Comer bem é um dos maiores prazeres da humanidade. Não é à toa que os alimentos e pratos típicos de cada país ou região definem traços antropológicos de seus habitantes, além de constituírem elementos de extrema importância dentro do universo cultural desses lugares.

Mudando um pouco de ares, "Pizzas" (Publifolha, 2009), como o título já sugere, ensina receitas tanto do tradicional prato quanto de piadinas grelhadas -misto de panqueca e sanduíche italiano- que vão surpreender o paladar. O autor, o chef Craig W. Priebe, oferece mais de 75 tipos de molhos, coberturas e saladas para acompanhar as diferentes massas.

Mais do que um simples livro de receitas, "Brasil a Gosto"(Melhoramentos, 2008) mergulha nas cores, sabores, sensações, imagens e belezas naturais de todos os cantos do país. A jovem chef Ana Luiza Trajano visitou mais de 40 cidades e 20 Estados e, após intensa pesquisa, apresenta o que eles têm de melhor no universo gastronômico. A obra foi a vencedora brasileira do "Gourmand World Cookbook Awards", um dos mais prestigiados prêmios de livros de culinária do mundo, na categoria "Melhor Livro Fotográfico de Culinária Mundial".
Outro livro que faz o leitor viajar pelo Brasil -e que também conquistou o terceiro lugar mundial do mesmo prêmio na categoria "Melhor Obra Literária sobre Vinhos"- é "Vinhos no Mar Azul"(Editora Terceiro Nome, 2009). Por meio de 50 crônicas que associam arte e vinho, o leitor é convidado a uma viagem enogastronômica que envolve história, geografia, ciência, religiões e literatura.
Fonte: http://migre.me/FHCH
Nenhum comentário:
Postar um comentário