O romancista norte-americano Noah Gordon, conhecido e admirado sobretudo por seus livros históricos --"O Último Judeu" e "O Físico", por exemplo--, iniciou seu percurso pela literatura infantojuvenil com "Sam e Outros Contos de Animais", obra que mostra com sutiliza a relação de crianças e animais.
Gordon morou por 18 anos em uma fazenda no interior dos Estados Unidos, e foi nesse período que estreitou seu contato com animais silvestres. Parte da inspiração para escrever o primeiro dos contos do livro surgiu, inclusive, a partir da relação de seu filho mais novo com uma tartaruga, Sam, que aparece no título do livro.
A tartaruga morava em uma caixa de madeira que ficava sob a macieira no quintal, e era adorada por Michael, filho de Gordon. Sam hibernava no inverno e o menino achou que havia perdido seu bichinho de vez. A família resolveu devolver a tartaruga para a vida selvagem, por saber que seria melhor para ela, embora fosse sentir muito sua falta.
Essa e as outras histórias do livro ressaltam o carinho e a cumplicidade que podem existir entre crianças e seus animais de estimação. Ao final de cada conto, a criança encontrará uma ficha com dados sobre os animais citados. As ilustrações de Leandro Flores remetem à vida do campo e inspiram as crianças a ter apreço pela natureza.
Fonte: http://migre.me/GY8e
Nenhum comentário:
Postar um comentário